top of page
  • Foto do escritorRodrigo Pires Cardozo

Coronavírus e tatuagem: tudo que você precisa saber


Tire dúvidas sobre os riscos de fazer tatuagem ou cuidar da sua tattoo durante a pandemia de Coronavirus.


Na última quinta-feira (12/03) a OMS elevou o nível de alerta do Coronavírus para pandemia, e isso significa que é uma epidemia de doença infecciosa que se espalha entre a população localizada numa grande região geográfica como, por exemplo, um continente, ou mesmo o Planeta Terra. Nessa matéria você vai poder tirar dúvidas sobre Coronavírus e tatuagem.

O contágio da doença se dá por contato com superfícies contaminadas ou com pessoas contaminadas pelo vírus. Por isso é necessário evitar aglomerações de pessoas, eventos e até mesmo sair de casa sem necessidade, pois tudo isso aumenta a chance de você entrar em contato com pessoas e superfícies contaminadas.

Antes de tudo é importante você saber que você é responsável não apenas pela sua saúde, mas também pela saúde das pessoas a sua volta, inclusive do profissional que você escolheu para sua tatuagem. Não faça sua tatuagem se estiver apresentando sintomas do Coronavírus, você pode colocar em risco o tatuador e outras pessoas envolvidas nesse processo.


É seguro fazer tatuagem durante a pandemia?


Até o momento não existem restrições ou recomendações dos órgãos de saúde nacionais e internacionais para evitar fazer tatuagem. Os estúdios de tatuagem e os tatuadores seguem diretrizes rígidas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e isso inclui o uso de materiais descartáveis, máscaras, luvas e a desinfecção dos ambientes e materiais usados a cada cliente.

Por todas as informações que existem até o momento, o risco de contaminação dentro de um estúdio de tatuagem é baixo.


Como cuidar da cicatrização da tatuagem durante esse período de pandemia?


Os cuidados são os mesmos de sempre, mas com mais atenção.

Evitar tocar na tatuagem, coçar ou tirar a casquinha.Lavar a área da tatuagem com água e sabão neutro a cada 4 horas.Evitar encostar a área da tatuagem em qualquer tipo de superfície.Beber bastante líquido.Não entrar em contato com pessoas contaminadas.


Idosos podem fazer tatuagem durante esse período?


Recomendamos que pessoas com mais de 60 anos evitem fazer qualquer procedimento de tatuagem ou piercing durante esse período em que o Coronavírus esteja classificado como pandemia. Essa medida é para evitar primeiramente que essas pessoas saiam de casa e se exponham ao vírus, e também para evitar que façam qualquer procedimento que não sejam urgentes e necessários durante a pandemia.


Pessoas com algum outro tipo de doença pré-existente podem tatuar durante a pandemia?


Segundo as informações mais recentes, pessoas com Diabetes, Hipertensão, Câncer, Doenças Vasculares e Doenças Respiratórias têm mais riscos de terem a versão mais grave da doença. E se você possui alguma dessas doenças não é aconselhável fazer uma tatuagem nesse momento, pois você pode aumentar o risco de contaminação e consequentemente ter a versão grave do Coronavírus.


Posso fazer tatuagem apresentando algum sintoma?


Não. Ao fazer isso você estará colocando em risco diversas pessoas direta e indiretamente. Você pode esperar estar melhor de saúde para fazer sua tatuagem de forma mais segura para você e para todos que terão contato com você.


Em quanto tempo depois de ter a doença posso fazer uma tatuagem?


O Coronavírus é transmissível em até 7 dias depois de aparecerem os primeiros sintomas. Se você ficou doente por 5 dias, isso significa que deve aguardar de 2 a 3 dias para voltar a fazer suas atividades normais. Nesse caso como medida de segurança, e considerando que a tatuagem não é um procedimento urgente, é recomendável aguardar pelo menos 7 dias após os sintomas terem desaparecido para fazer sua tattoo.


Quais as instruções para fazer uma tatuagem segura?


Evitar contato com pessoas contaminadas. Lavar as mãos de forma correta assim que entrar no estúdio.


  • Cobrir com a dobra do braço espirros ou tosses durante a sessão de tatuagem.

  • Não levar acompanhantes durante a sessão para evitar aglomeração de pessoas.

  • Evitar circular pelo ambiente nos intervalos durante a sessão de tatuagem.

  • Evitar sair do estúdio com a tatuagem não finalizada.

  • Evitar de encostar na tatuagem assim que finalizada.


Como saber que o estúdio ou o tatuador seguem as instruções da vigilância sanitária?


No estúdio deve haver uma pia para lavagem das mãos ou álcool em gel para higienização das mãos dos clientes.


  • Todos os materiais usados durante a tatuagem devem ser descartáveis.

  • O profissional deve usar luvas e máscaras durante toda a sessão de tatuagem.

  • O profissional deve higienizar o ambiente, maca e materiais antes de começar a tatuar.

  • A raspagem de pelos deve ser feita com lâminas descartáveis.As tintas usadas durante a tatuagem não devem ser reutilizadas.

  • O profissional não pode aplicar qualquer pomada anestésica.

  • O profissional não deve sair da sala de procedimento durante a tatuagem.

  • O profissional deve descartar todo lixo contaminado em lixo apropriado (infectante), e esse deve ser diferente do lixo comum do estúdio.


Muitos tatuadores estão criando materiais explicativos de como fazer sua tatuagem de forma mais segura e estão compartilhando em seus perfis no Instagram, se o seu tatuador compartilhou algum material siga as instruções e tire todas as dúvidas antes de fazer sua tattoo.


Os estúdios de tatuagem também estão redobrando os cuidados com desinfecção dos ambientes e marcando as tatuagens com folga maior entre um cliente e outro para evitar aglomeração de pessoas e atendimentos simultâneos.


54 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page